Prorrogadas até 7 de março as inscrições para Auxílio-Creche, Auxílio-Moradia, isenção do RU e bolsa de Iniciação Acadêmica

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou um aditivo ao edital do Processo Seletivo Unificado (PSU), que prorroga, até 7 de março, as inscrições para os interessados em solicitar Auxílio-Creche, Auxílio-Moradia, Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica e isenções total e parcial da taxa do Restaurante Universitário (RU). As inscrições para o Auxílio Ingressante também foram prorrogadas.

A seleção do PSU é direcionada a estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação de todos os campi da UFC que apresentem situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os benefícios visam promover condições adequadas para permanência e desempenho acadêmico dos alunos. Conforme aditivo ao edital, as inscrições no PSU poderão ser realizadas até 7 de março, de forma on-line, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

PRAE recomenda a leitura atenta do edital e seus anexos, uma vez que as inscrições são feitas em duas etapas e há regras comuns e outras específicas conforme cada benefício.

Na primeira etapa da inscrição, a pessoa interessada preenche o cadastro socioeconômico e anexa a documentação comum mencionada no edital.

Na segunda etapa, é a vez de fazer o cadastro de interesse no benefício. É possível concorrer a mais de um dos auxílios, desde que sejam ofertados no campus onde estuda o aluno. Nesse caso, o candidato deve observar bem os critérios para obtenção de cada benefício que estão expressos nos anexos específicos do edital.

BENEFÍCIOS – Auxílio-Creche é uma contribuição financeira mensal de R$ 400 para estudantes pais e mães que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, detenham a guarda e morem com filho de seis a 48 meses de idade incompletos. O objetivo é contribuir com despesas de cuidados com a criança para que o estudante possa frequentar normalmente as aulas, obter desempenho acadêmico satisfatório e concluir o curso em tempo normal.

Já o Auxílio-Moradia consiste em uma quantia mensal de R$ 910 para subsidiar despesas com moradia e alimentação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em cursos de graduação presencial em cidade diferente de seu núcleo familiar e parentes de primeiro grau e tenham dificuldade de acesso ao campus por falta de transporte regular, distância ou outros fatores devidamente justificados. Os beneficiários do Auxílio-Moradia também são liberados da taxa do RU (R$ 1,10) para café da manhã, almoço e jantar.

isenção parcial da taxa do RU é o acesso gratuito a duas refeições por dia (almoço e jantar) no Restaurante Universitário para estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica de todos os campi da UFC. Já a isenção total da taxa do RU é o acesso gratuito a três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) para estudante dos campi de Fortaleza que residam em outro município da região metropolitana.

Por sua vez, a Programa de Iniciação Acadêmica oferta uma bolsa de R$ 700 mensais para que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica desempenhem atividades de iniciação à Universidade, sejam de ensino, pesquisa, extensão, artes, gestão ou áreas afins. A intenção é que os beneficiários utilizem as 12 horas semanais reservadas à bolsa para participar de um projeto ou se dedicar de maneira mais organizada e guiada às suas atividades de estudos.

Todos os detalhes sobre o processo seletivo podem ser acessados no site da PRAE.

Confira o novo cronograma do Processo Seletivo Unificado:

Inscrição: 19/02/2024 a 07/03/2024
Resultado Preliminar: 09/04
Recurso Administrativo: 10 a 12/04/2024
Resultado Final - Bolsa de Iniciação Acadêmica, Auxílio Creche, Isenção Parcial do Restaurante Universitário e Isenção Total do Restaurante Universitário: 22/04/2024
Resultado Final - Auxílio Moradia: 03/05/2024

Fonte: Divisão de Benefícios e Moradia da PRAE – e-mail: dibem.case@ufc.br