Laboratórios de Informática possuem novas regras para utilização; ação faz parte da retomada das aulas remotas

Os servidores que trabalham nos Laboratórios de Informática do Campus de Russas definiram novas regras para a utilização destes. As orientações começam a valer a partir de 20 de julho de 2020, data da retomada do semestre 2020.1 na universidade de forma remota.

Seguem abaixo as novas regras:

1. Faça fila para entrar nos laboratórios respeitando as marcações no chão;
  2. Higienize mãos e materiais de estudo antes de entrar;
  3. Não utilize as cadeiras que estão entre os computadores;
  4. Use sempre fone de ouvido para acessar conteúdos multimídia;
  5. Ocupe, primeiramente, os computadores encostados nas paredes e, após preenchimento deles, ocupe os dos corredores;
  6. De preferência, ocupe as fileiras dos computadores de maneira alternada;
  7. Os laboratórios devem permanecer trancados se não estiverem sendo utilizados. Caso alguém queira utilizá-lo, deve procurar um dos técnicos para abrir as portas. Quem for o último a sair do local, deve procurar um dos técnicos para trancar a porta;
  8. As janelas devem permanecer abertas, para proporcionar a circulação de ar;
  9. O uso de máscaras e protetores faciais é obrigatório dentro do laboratório.

Foi formulado também um documento de “Perguntas Frequentes”, para auxiliar os estudantes enquanto estiverem no campus. Confira:

• Onde posso encontrar um servidor do laboratório de informática?

No Laboratório Auxiliar ou na Telemática B (antigo N2S). Também através do e-mail labufc.russas@gmail.com.

• Posso usar qualquer computador dentro do laboratório?

Sim. Para a segurança de todos, prefira ocupar mesas distantes de outras já ocupadas.

• Caso meu computador esteja sem internet, sem o programa que necessito instalado, ou com outro problema técnico, como devo proceder?

Comunique ao servidor responsável o problema encontrado e mude para outro computador disponível, sempre preferindo ocupar mesas distantes de outras já ocupadas.

• Quais laboratórios estarão abertos para atividades de estudo/pesquisa?

Todos os laboratórios serão disponibilizados. Contudo, apenas dois inicialmente estarão abertos. Conforme o número de usuários for aumentando, os demais serão abertos.

• Caso não esteja usando o meu EPI (máscara e protetor facial) ou fazendo uso inadequado dele, posso usar o laboratório?

Não. Para manter a segurança de toda a comunidade acadêmica, é proibido o acesso de pessoas ao laboratório que não estejam cumprindo as normas de segurança.

Fonte: Setor de Comunicação e Produção Cultural - Contato: comunicacao.russas@ufc.br

18 de Julho de 2020