Campus da UFC em Russas promove Campanha Natal Feliz com entrega de presentes para crianças da Comunidade Bom Sucesso de Russas

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas possui a tradição de incentivar a solidaridade entre a comunidade acadêmica em épocas festivas e de grande necessidade. Foi assim no Natal de 2019, quando técnicos-administrativos, professores e alunos se mobilizaram e arrecadaram alimentos não-perecíveis e material de higiene pessoal para idosos que vivem no Lar Santa Clara de Assis, bem como presentes para crianças da Associação Leonildes Vieira Leite, no bairro Planalto da Bela Vista, e da Comunidade Rural Santa Terezinha, cuja ação teve parceria com o Centro de Referência da Assistência Social - Buscando Transformação Social (CRAS BTS) de Russas.

Já em 2020, no período de maior isolamento social, devido à pandemia do Covid-19, um grupo de servidores técnicos e docentes, liderados pelo Prof. Dr. Lucelindo Dias Ferreira Junior (Luke), coordenador do curso de Engenharia de Produção, realizou uma campanha para incentivar a doação de mingau e fraldas geriátricas para os idosos do Lar Santa Clara de Assis. Os resultados foram surpreendentes: tivemos um total de R$ 1.151,00 arrecadados em dinheiro, com os quais foram comprados R$ 919,08 em fraldas e R$ 230,50 em pacotes de mingau. Além das doações financeiras, tivemos doações de fraldas, mingau e leite feitas por técnicos, professores e pessoas externas (amigos ou pessoas que viram a chamada da campanha nas mídias sociais). As entregas foram realizadas em duas partes, entre setembro e outubro.

Agora em novembro e dezembro, o espírito natalino toma conta do Campus. Para celebrar esta data tão especial e ajudar a quem precisa, foi lançada a Campanha Natal Feliz, com o objetivo de apadrinhar crianças da Comunidade Bom Sucesso de Russas. Elas irão escrever cartas para o Papai Noel e os padrinhos cadastrados irão receber as cartinhas e dar os presentes. A entrega será feita em duas festas organizadas no Espaço Magis Padre Fayos, nos dias 15 e 17 de dezembro.

Para participar, o(a) interessado(a) deverá enviar uma mensagem por direct para o perfil do instagram @ufcrussas ou um e-mail para endereço comunicacao.russas@ufc.br. Na mensagem, deverá consta nome completo, telefone para contato, e a frase "Quero apadrinhar uma criança da Campanha Natal Feliz 2020". Apesar de ser voltada para comunidade universitária, devido à facilidade dos meios de comunicação virtuais, qualquer pessoa residente ou não na cidade de Russas poderá participar.

Os padrinhos receberão as cartas por meio de mensagens no whatsapp, instagram e e-mail, e terão até o dia 11 de dezembro para deixar os presentes no Campus, que fica à rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária, Russas/CE. Caso isso não seja possível, a pessoa deverá entrar em contato com a comissão organizadora para combinar a entrega.

Natal Feliz 2020 é uma iniciativa do projeto de extensão Top! - Time Organizacional Publicitário, da Coordenação de Comunicação e Produção Cultural do Campus da UFC em Russas, e do Espaço Magis Padre Fayos.

Fonte: Natália de Castro Pinho, coordenadora de Comunicação e Produção Cultural do Campus da UFC em Russas - Contato: comunicacao.russas@ufc.br

17 de Novembro de 2020